segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Livro Egípcio dos Mortos


As três pirâmides


O Livro dos Mortos do Antigo Egito

O Livro dos Mortos (nome original, em egípcio, “Peri Em Heru” Livro da Chegada à Luz), data da época do Novo Império, mas suas raízes se encontram nos “Textos das Pirâmides” do Antigo Império. Eram sortilégios e fórmulas mágicas destinadas a neutralizar os perigos que pudessem surgir ao morto na vida pós-morte e facilitar a ascensão ao “céu” do defunto.
Em princípio estes escritos eram depositados nas tumbas dos faraós e pessoas das classes altas; porém na época do Médio império, ficaram acessíveis a todo aquele que pudesse pagar um ritual fúnebre. Neste período, os textos eram gravados dentro dos sarcófagos para que os mortos pudessem ler.
No período seguinte, o Novo Império, os “Textos dos Sarcófagos” se transformaram no “Livro da Chegada à Luz”, chamado atualmente de “Livro dos Mortos”.
Estes escritos foram criados para ajudar os mortos a passarem para o “outro lado” e saírem vitoriosos do juízo de Osíris. O livro contém também passagens que auxiliam os mortos a reconhecer os deuses que seriam benfeitores para sua transição, para que pudessem encontrar o caminho das 12 regiões do Duat e poder chegar ao Aaru.

pergaminho de Ani - livro dos mortos


Passagens do Livro dos Mortos
 (fórmulas mágicas, sortilégios, hinos etc)


“Oh Osíris”, o escriba Ani disse:
Meu coração, coração de minha mãe.
Meu coração, coração de minha mãe,
Coração de minha existência!
 Possa nenhuma resistência incorrer sobre mim em meu julgamento.

Possa nenhuma repulsão originar-se contra mim por parte dos juízes divinos (Tchatcha). Possas tu não estar separado de mim na presença daquele que opera a balança da justiça. Tu és meu Ka1 em meu corpo, o que me forma e fortalece meus membros.

Que sigas adiante ao lugar da felicidade onde residirei nos anos vindouros. Que possam os Shenit2 não se enojarem de meu nome, e que mentiras não possam ser ditas contra mim na presença de deus.

"Bom é isto de se ouvir". Thoth, o correto juiz da grande companhia de deuses que estão na presença do deus Osíris disse:
"Ouça agora este julgamento. O coração de Ani na verdade foi pesado e sua alma foi testemunha dele; Foi encontrada no contrapeso verdades sobre suas experiências. Lá não foi encontrada nenhuma perversidade. Ele não deixou de ofertar nos templos; Não causou dano em suas ações; Não causou nenhum mal enquanto vivo na face da Terra".

O conjunto de deuses responde à chamada de Thoth:
 "Aquilo que saiu de sua boca vale como lei. Oh Escriba"...



1 Um dos nove "espíritos" do corpo humano, responsável pelo pensamento e o ego.
2 Classe de deuses.




Abaixo, vídeos do History Channel, disponíveis no youtube:


Vídeo 1:

Vídeo 2:

Vídeo 3:

Vídeo 4:

Vídeo 5:

Vídeo 6:

Vídeo 7:

Vídeo 8:

Vídeo 9:


Nenhum comentário:

Postar um comentário