segunda-feira, 26 de março de 2012

Programa de História - 1º Ano/2012


Colégio Estadual 25 de Julho – Novo Hamburgo/RS
Disciplina: História – 1º Ano do Ensino Médio - 2012
Professor: Maximiliano Gräff


Plano de Ensino


I. Súmula: Estudo da história das sociedades Pré-histórica, Antiga e Medieval enfocando o desenvolvimento do homem, sua interação com o ambiente, domínio da natureza e formação das primeiras sociedades organizadas e dos conceitos de civilização e cultura.

II. Objetivos:
Þ   Facilitar a construção, por parte do educando, da capacidade de pensar historicamente, sendo que esta operação engloba uma percepção crítica e transformadora sobre os eventos e estudos históricos.
Þ   Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre diferentes momentos históricos, a fim de desenvolver a habilidade de coordenação do tempo histórico.
Þ   Contribuir para a compreensão dos processos da História, através da análise comparada das semelhanças e diferenças entre momentos históricos, de forma a perceber a dinâmica de mudanças e permanências.
Þ   Propiciar o desenvolvimento do senso crítico do educando, no sentido de que este seja capaz de formar uma opinião possível sobre os eventos históricos estudados.
Þ   Possibilitar a integração dos conteúdos cognitivos com os aspectos afetivos e psicomotores do educando, valorizando as características relacionais nas atividades de ensino-aprendizagem.



III. Conteúdos Programáticos:
Unidade 1 – Introdução ao estudo da História

Unidade 2 – Pré-História: a origem do Homem
2.1    Os primeiros habitantes da Terra;
2.2    A origem do homem americano.

Unidade 3 – As civilizações da Antiguidade
3.1    O Egito: evolução política e organização econômica;
3.2    O Egito: organização social, religiosa e cultural;
3.3    Sumérios, acádios, assírios e persas;
3.4    Hebreus, cretenses, fenícios e hititas;
3.5    China, Índia e Japão;
3.6    Grécia: meio ambiente e povoamento – o período Homérico;
3.7    Grécia: o período Arcaico (Esparta e Atenas)
3.8    Grécia: o período Clássico;
3.9    A conquista macedônica e a civilização helenística;
3.10 Roma: o período monárquico;
3.11 Roma: o período republicano;
3.12 Roma: a conquista do Mediterrâneo e suas repercussões;
3.13 Roma: guerras civis, Triunviratos e Alto Império;
3.14 Roma: cristianismo e crise do império.

Unidade 4 – A sociedade medieval
4.1 Império Bizantino;
4.2 Árabes e o islamismo;
4.3 Reinos bárbaros;
4.4 Reino franco, Igreja e Sacro Império;
4.5 O Sistema Feudal;
4.6 A baixa Idade Média, Cruzadas e renascimento comercial;
4.7 As transformações políticas, religiosas e culturais do feudalismo;
4.8 O Oriente Medieval: Japão, China e Índia.



IV. Avaliações:
                A nota final trimestral será resultado da soma das notas conquistadas ao longo do trimestre distribuídas da seguinte forma: Prova trimestral, individual e sem consulta valendo 12 pontos; Nota formativa (caderno, comportamento, pontualidade, assiduidade, etc.) 5 pontos; Trabalhos escritos, atividades em sala de aula, seminários, apresentação de trabalhos etc. constituirão o restante da nota, perfazendo um total de 13 pontos nos dois primeiros trimestres e 23 pontos no terceiro e último trimestre.

V. Considerações adicionais:
                O comportamento do aluno em sala de aula é de fundamental importância para o bom andamento da disciplina e para a boa convivência entre todos, portanto, estejam conscientes que, conversas desnecessárias, saídas sem permissão da sala, manuseio de celulares, não cumprimento das atividades propostas, ofensas aos colegas etc. são atitudes sujeitas a perda de pontos na média final, a critério do professor.

VI. Cronograma:

1
27/02 a 02/03
Apresentação da disciplina; O que é e o que estuda a História; História Crítica.
2
05/03 a 09/03
As fontes para o estudo da Pré-História: Arqueologia e métodos de datação.
3
12/03 a 16/03
Processo de hominização; Períodos da Pré-História: Paleolítico.
4
19/03 a 23/03
Pré-História: Neolítico e Idade dos Metais.
5
26/03 a 30/03
A origem do homem americano. A arte rupestre.
6
02/04 a 06/04
O Egito Antigo: Antigo, Médio e Novo Império; política e economia.
7
09/04 a 13/04
O Egito Antigo: sociedade e religião.
8
16/04 a 20/04
O Egito Antigo: arte, cultura e ciência.
9
23/04 a 27/04
Os povos da Mesopotâmia: sumérios, acádios e assírios.
10
30/04 a 04/05
Babilônicos, persas, hebreus, cretenses, fenícios e hititas.
11
07/05 a 11/05
Prova trimestral, sem consulta (conteúdo a ser determinado previamente pelo professor).
12
14/05 a 18/05
Revisão de conteúdo para prova de recuperação.
13
21/05 a 25/05
Prova de Recuperação.
14
28/05 a 01/06
Encerramento do Primeiro Trimestre.
15
04/06 a 08/06
Grécia: Povoamento; periodização; o Período Homérico.
16
11/06 a 15/06
Grécia: O Período Arcaico – Esparta e Atenas.
17
18/06 a 22/06
Grécia: O Período Clássico – As Guerras Médicas.
18
25/06 a 29/06
Grécia: O Período Clássico – A Guerra do Peloponeso.
19
02/07 a 06/07
Grécia: Os mitos, a religião, a cultura, a arte e a filosofia.
20
09/07 a 13/07
A conquista macedônica, Alexandre Magno e a civilização helenística.
21
16/07 a 20/07
Férias de Inverno.
22
23/07 a 27/07
Férias de Inverno.
23
30/07 a 03/08
Prova trimestral sobre todo o conteúdo referente à Grécia Antiga.
24
06/08 a 10/08
Revisão de Conteúdo para prova de recuperação.
25
13/08 a 17/08
Prova de Recuperação.
26
20/08 a 24/08
Reserva técnica.
27
27/08 a 31/08
Encerramento do Segundo Trimestre.
28
03/09 a 07/09
Roma: O período monárquico e a República.
29
10/09 a 14/09
Roma: a expansão territorial e suas consequências.
30
17/09 a 21/09
Roma: O Alto Império.
31
24/09 a 28/09
Roma: Arte, cultura, direito e religião.
32
01/10 a 05/10
Roma: cristianismo e decadência.
33
08/10 a 12/10
O Império Bizantino.
34
15/10 a 19/10
Os árabes e o islamismo.
35
22/10 a 26/10
A formação dos reinos bárbaros (Vândalos, ostrogodos, visigodos, burgúndios etc.).
36
29/10 a 02/11
Igreja Católica, Reino Franco e Sacro Império.
37
05/11 a 09/11
O Sistema Feudal
38
12/11 a 16/11
A Baixa Idade Média: as cruzadas.
39
19/11 a 23/11
A Baixa Idade Média: renascimento comercial e urbano e transformações do feudalismo.
40
26/11 a 30/11
Prova trimestral (conteúdo a ser determinado previamente).
41
03/12 a 07/12
Revisão de conteúdo para prova de recuperação.
42
10/12 a 14/12
Prova de recuperação.
43
17/12 a 21/12
Encerramento do Terceiro Trimestre e do Ano Letivo.


VII. Bibliografia Geral:

ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História. 8. ed. São Paulo: Ática, 1998.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina. A escrita da história (Ensino Médio) I. 1.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – volume único. São Paulo: Saraiva, 2005.

PEDRO, Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História sempre presente, volume I. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.

PELLEGRINI, Marcos César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. Coleção Novo Olhar – História (Ensino Médio) I. 1.ed. São Paulo: FTD, 2010.

VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; Ferreira, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil (Ensino Médio) I. São Paulo: Scipione, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário