Colégio Estadual 25 de Julho – Novo Hamburgo/RS
Disciplina: História – 1º Ano do Ensino Médio - 2012
Professor: Maximiliano Gräff
Plano de Ensino
I. Súmula: Estudo da história das sociedades Pré-histórica,
Antiga e Medieval enfocando o desenvolvimento do homem, sua interação com o
ambiente, domínio da natureza e formação das primeiras sociedades organizadas e
dos conceitos de civilização e cultura.
II. Objetivos:
Þ Facilitar a construção, por parte do educando, da
capacidade de pensar historicamente, sendo que esta operação engloba uma
percepção crítica e transformadora sobre os eventos e estudos históricos.
Þ Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre
diferentes momentos históricos, a fim de desenvolver a habilidade de
coordenação do tempo histórico.
Þ Contribuir para a compreensão dos processos da
História, através da análise comparada das semelhanças e diferenças entre
momentos históricos, de forma a perceber a dinâmica de mudanças e permanências.
Þ Propiciar o desenvolvimento do senso crítico do educando,
no sentido de que este seja capaz de formar uma opinião possível sobre os
eventos históricos estudados.
Þ Possibilitar a integração dos conteúdos cognitivos com
os aspectos afetivos e psicomotores do educando, valorizando as características
relacionais nas atividades de ensino-aprendizagem.
III. Conteúdos Programáticos:
Unidade 1 – Introdução ao estudo da
História
Unidade 2 – Pré-História: a origem do
Homem
2.1 Os primeiros habitantes da Terra;
2.2 A origem do homem americano.
Unidade 3 – As civilizações da Antiguidade
3.1 O Egito: evolução política e organização econômica;
3.2 O Egito: organização social, religiosa e cultural;
3.3 Sumérios, acádios, assírios e persas;
3.4 Hebreus, cretenses, fenícios e hititas;
3.5 China, Índia e Japão;
3.6 Grécia: meio ambiente e povoamento – o período
Homérico;
3.7 Grécia: o período Arcaico (Esparta e Atenas)
3.8 Grécia: o período Clássico;
3.9 A conquista macedônica e a civilização helenística;
3.10 Roma: o período monárquico;
3.11 Roma: o período republicano;
3.12 Roma: a conquista do Mediterrâneo e suas
repercussões;
3.13 Roma: guerras civis, Triunviratos e Alto Império;
3.14 Roma: cristianismo e crise do império.
Unidade
4 – A sociedade medieval
4.1 Império Bizantino;
4.2 Árabes e o islamismo;
4.3 Reinos bárbaros;
4.4 Reino franco, Igreja e Sacro Império;
4.5 O Sistema Feudal;
4.6 A baixa Idade Média, Cruzadas e renascimento
comercial;
4.7 As transformações políticas, religiosas e
culturais do feudalismo;
4.8 O Oriente Medieval: Japão, China e Índia.
IV. Avaliações:
A nota final trimestral será
resultado da soma das notas conquistadas ao longo do trimestre distribuídas da
seguinte forma: Prova trimestral, individual e sem consulta valendo 12 pontos;
Nota formativa (caderno, comportamento, pontualidade, assiduidade, etc.) 5
pontos; Trabalhos escritos, atividades em sala de aula, seminários,
apresentação de trabalhos etc. constituirão o restante da nota, perfazendo um
total de 13 pontos nos dois primeiros trimestres e 23 pontos no terceiro e
último trimestre.
V. Considerações adicionais:
O comportamento do aluno em sala
de aula é de fundamental importância para o bom andamento da disciplina e para
a boa convivência entre todos, portanto, estejam conscientes que, conversas
desnecessárias, saídas sem permissão da sala, manuseio de celulares, não
cumprimento das atividades propostas, ofensas aos colegas etc. são atitudes sujeitas a perda de pontos na média final, a critério do professor.
VI. Cronograma:
1
|
27/02 a 02/03
|
Apresentação da disciplina;
O que é e o que estuda a História; História Crítica.
|
2
|
05/03 a 09/03
|
As fontes para o estudo da
Pré-História: Arqueologia e métodos de datação.
|
3
|
12/03 a 16/03
|
Processo de hominização;
Períodos da Pré-História: Paleolítico.
|
4
|
19/03 a 23/03
|
Pré-História: Neolítico e
Idade dos Metais.
|
5
|
26/03 a 30/03
|
A origem do homem
americano. A arte rupestre.
|
6
|
02/04 a 06/04
|
O Egito Antigo: Antigo,
Médio e Novo Império; política e economia.
|
7
|
09/04 a 13/04
|
O Egito Antigo: sociedade e
religião.
|
8
|
16/04 a 20/04
|
O Egito Antigo: arte,
cultura e ciência.
|
9
|
23/04 a 27/04
|
Os povos da Mesopotâmia:
sumérios, acádios e assírios.
|
10
|
30/04 a 04/05
|
Babilônicos, persas,
hebreus, cretenses, fenícios e hititas.
|
11
|
07/05 a 11/05
|
Prova trimestral, sem
consulta (conteúdo a ser determinado previamente pelo professor).
|
12
|
14/05 a 18/05
|
Revisão de conteúdo para
prova de recuperação.
|
13
|
21/05 a 25/05
|
Prova de Recuperação.
|
14
|
28/05 a 01/06
|
Encerramento do Primeiro
Trimestre.
|
15
|
04/06 a 08/06
|
Grécia: Povoamento;
periodização; o Período Homérico.
|
16
|
11/06 a 15/06
|
Grécia: O Período Arcaico –
Esparta e Atenas.
|
17
|
18/06 a 22/06
|
Grécia: O Período Clássico
– As Guerras Médicas.
|
18
|
25/06 a 29/06
|
Grécia: O Período Clássico
– A Guerra do Peloponeso.
|
19
|
02/07 a 06/07
|
Grécia: Os mitos, a
religião, a cultura, a arte e a filosofia.
|
20
|
09/07 a 13/07
|
A conquista macedônica,
Alexandre Magno e a civilização helenística.
|
21
|
16/07 a 20/07
|
Férias de Inverno.
|
22
|
23/07 a 27/07
|
Férias de Inverno.
|
23
|
30/07 a 03/08
|
Prova trimestral sobre todo
o conteúdo referente à Grécia Antiga.
|
24
|
06/08 a 10/08
|
Revisão de Conteúdo para
prova de recuperação.
|
25
|
13/08 a 17/08
|
Prova de Recuperação.
|
26
|
20/08 a 24/08
|
Reserva técnica.
|
27
|
27/08 a 31/08
|
Encerramento do Segundo
Trimestre.
|
28
|
03/09 a 07/09
|
Roma: O período monárquico
e a República.
|
29
|
10/09 a 14/09
|
Roma: a expansão
territorial e suas consequências.
|
30
|
17/09 a 21/09
|
Roma: O Alto Império.
|
31
|
24/09 a 28/09
|
Roma: Arte, cultura,
direito e religião.
|
32
|
01/10 a 05/10
|
Roma: cristianismo e
decadência.
|
33
|
08/10 a 12/10
|
O Império Bizantino.
|
34
|
15/10 a 19/10
|
Os árabes e o islamismo.
|
35
|
22/10 a 26/10
|
A formação dos reinos
bárbaros (Vândalos, ostrogodos, visigodos, burgúndios etc.).
|
36
|
29/10 a 02/11
|
Igreja Católica, Reino
Franco e Sacro Império.
|
37
|
05/11 a 09/11
|
O Sistema Feudal
|
38
|
12/11 a 16/11
|
A Baixa Idade Média: as
cruzadas.
|
39
|
19/11 a 23/11
|
A Baixa Idade Média:
renascimento comercial e urbano e transformações do feudalismo.
|
40
|
26/11 a 30/11
|
Prova trimestral (conteúdo
a ser determinado previamente).
|
41
|
03/12 a 07/12
|
Revisão de conteúdo para
prova de recuperação.
|
42
|
10/12 a 14/12
|
Prova de recuperação.
|
43
|
17/12 a 21/12
|
Encerramento do Terceiro
Trimestre e do Ano Letivo.
|
VII. Bibliografia Geral:
ARRUDA,
José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda
a História. 8. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BRAICK,
Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História:
das cavernas ao terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
CAMPOS,
Flávio de; CLARO, Regina. A escrita da
história (Ensino Médio) I. 1.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010.
COTRIM,
Gilberto. História Global – Brasil e
Geral – volume único. São Paulo: Saraiva, 2005.
PEDRO,
Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História
sempre presente, volume I. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.
PELLEGRINI,
Marcos César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. Coleção Novo Olhar – História (Ensino Médio) I. 1.ed. São Paulo:
FTD, 2010.
VAINFAS,
Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; Ferreira, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História: das sociedades sem Estado às
monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.
VICENTINO,
Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História geral
e do Brasil (Ensino Médio) I. São Paulo: Scipione, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário