sábado, 31 de março de 2012

Programa de História - 2º Ano/2012


Colégio Estadual 25 de Julho – Novo Hamburgo/RS
Disciplina: História – 2º Ano do Ensino Médio - 2012
Professor: Maximiliano Gräff


Plano de Ensino


I. Súmula: Estudo da história das sociedades modernas com ênfase para a dinâmica do mundo europeu, suas revoluções e transformações políticas, sociais e econômicas e sua influência determinante na sociedade global.

II. Objetivos:
Þ   Facilitar a construção, por parte do educando, da capacidade de pensar historicamente, sendo que esta operação engloba uma percepção crítica e transformadora sobre os eventos e estudos históricos.
Þ   Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre diferentes momentos históricos, a fim de desenvolver a habilidade de coordenação do tempo histórico.
Þ   Contribuir para a compreensão dos processos da História, através da análise comparada das semelhanças e diferenças entre momentos históricos, de forma a perceber a dinâmica de mudanças e permanências.
Þ   Propiciar o desenvolvimento do senso crítico do educando, no sentido de que este seja capaz de formar uma opinião possível sobre os eventos históricos estudados.
Þ   Possibilitar a integração dos conteúdos cognitivos com os aspectos afetivos e psicomotores do educando, valorizando as características relacionais nas atividades de ensino-aprendizagem.



III. Conteúdos Programáticos:
Unidade 1 – As sociedades modernas
  1. A passagem do feudalismo ao capitalismo;
  2. A formação das monarquias nacionais;
  3. O renascimento cultural;
  4. As reformas religiosas do século XVI;
  5. A expansão comercial e marítima europeia;
  6. América espanhola, os povos pré-colombianos: Maias, astecas e incas;
  7. A chagada dos espanhóis: Cortez e Pizarro;
  8. América portuguesa, os povos pré-colombianos: os índios brasileiros;
  9. Brasil: a chegada dos portugueses;
  10. Brasil: Os primeiros tempos (1500-1530);
  11. Brasil: o início da colonização (1530-1580);
  12. Brasil: o domínio espanhol e as invasões estrangeiras (1580-1640);
  13. Brasil: a conquista do território (1640-1700);
  14. A presença negra nas Américas;
  15. O sistema da época moderna: o mercantilismo;
  16. O sistema da época moderna: a colonização europeia;
  17. O sistema da época moderna: o Estado absolutista;
  18. O sistema da época moderna: a cultura e a sociedade;
  19. O sistema da época moderna: as relações internacionais nos séculos XVII e XVIII;
  20. A crise do Antigo Regime: a Revolução Inglesa do século XVII;
  21. A crise do Antigo Regime: a Revolução Industrial na Inglaterra;
  22. A crise do Antigo Regime: o Iluminismo e o Despotismo Esclarecido;
  23. A crise do Antigo Regime: a Independência dos Estados Unidos.

Unidade 2 – As sociedades contemporâneas
  1. A revolução Francesa;
  2. Brasil: grandeza e miséria do ouro (1700-1789);
  3. Brasil: a crise da colonização (1789-1808).



IV. Avaliações:
                A nota final trimestral será resultado da soma das notas conquistadas ao longo do trimestre distribuídas da seguinte forma: Prova trimestral, individual e sem consulta valendo 12 pontos; Nota formativa (caderno, comportamento, pontualidade, assiduidade, etc.) 5 pontos; Trabalhos escritos, atividades em sala de aula, seminários, apresentação de trabalhos etc. constituirão o restante da nota, perfazendo um total de 13 pontos nos dois primeiros trimestres e 23 pontos no terceiro e último trimestre.

V. Considerações adicionais:
                O comportamento do aluno em sala de aula é de fundamental importância para o bom andamento da disciplina e para a boa convivência entre todos, portanto, estejam conscientes que, conversas desnecessárias, saídas sem permissão da sala, manuseio de celulares, não cumprimento das atividades propostas, ofensas aos colegas etc. são atitudes sujeitas a perda de pontos na média final, a critério do professor.

VI. Cronograma:
1
27/02 a 02/03
Apresentação da disciplina; Revisão de conteúdo do 1º Ano do Ensino Médio.
2
05/03 a 09/03
(Revisão 1º Ano) Idade Média: Estrutura Política, Sociedade e Economia Medieval.
3
12/03 a 16/03
(Revisão 1º Ano) Idade Média: Religião, Educação, Cultura e Arte. As Cruzadas.
4
19/03 a 23/03
(Revisão 1º Ano) Idade Média: Guerras, Peste Negra e Revoltas Camponesas.
5
26/03 a 30/03
Mudanças na Europa Medieval: Passagem do feudalismo para o capitalismo.
6
02/04 a 06/04
A formação das monarquias (Estados) nacionais. Os casos de Portugal e Espanha.
7
09/04 a 13/04
As reformas religiosas do século XVI; Lutero.
8
16/04 a 20/04
As reformas religiosas do século XVI; calvinismo e anglicanismo.
9
23/04 a 27/04
O renascimento cultural.
10
30/04 a 04/05
A expansão comercial e marítima europeia.
11
07/05 a 11/05
Prova trimestral – conteúdo a ser definido previamente.
12
14/05 a 18/05
Revisão de conteúdo para a prova de recuperação.
13
21/05 a 25/05
Prova de recuperação.
14
28/05 a 01/06
Encerramento do Primeiro Trimestre.
15
04/06 a 08/06
América espanhola, os povos pré-colombianos: Maias, astecas e incas.
16
11/06 a 15/06
A chagada dos espanhóis: Cortez e Pizarro.
17
18/06 a 22/06
América portuguesa, os povos pré-colombianos: os índios brasileiros.
18
25/06 a 29/06
Brasil: a chegada dos portugueses; os primeiros tempos (1500-1530).
19
02/07 a 06/07
Brasil: o início da colonização (1530-1580).
20
09/07 a 13/07
Brasil: o domínio espanhol e as invasões estrangeiras (1580-1640).
21
16/07 a 20/07
Férias de inverno.
22
23/07 a 27/07
Férias de Inverno.
23
30/07 a 03/08
Brasil: a conquista do território (1640-1700); o sistema escravagista.
24
06/08 a 10/08
Prova trimestral.
25
13/08 a 17/08
Revisão de conteúdo.
26
20/08 a 24/08
Prova de recuperação.
27
27/08 a 31/08
Encerramento do Segundo Trimestre.
28
03/09 a 07/09
O sistema da época moderna: absolutismo, colonização europeia e mercantilismo.
29
10/09 a 14/09
O sistema da época moderna: as relações internacionais nos séculos XVII e XVIII.
30
17/09 a 21/09
A crise do Antigo Regime: a Revolução Inglesa do século XVII.
31
24/09 a 28/09
A crise do Antigo Regime: a Revolução Industrial na Inglaterra.
32
01/10 a 05/10
A crise do Antigo Regime: a Revolução Industrial na Inglaterra.
33
08/10 a 12/10
A crise do Antigo Regime: o Iluminismo e o Despotismo Esclarecido.
34
15/10 a 19/10
A crise do Antigo Regime: a Independência dos Estados Unidos.
35
22/10 a 26/10
A revolução Francesa.
36
29/10 a 02/11
A revolução Francesa.
37
05/11 a 09/11
Brasil: grandeza e miséria do ouro (1700-1789).
38
12/11 a 16/11
Brasil: a crise da colonização (1789-1808).
39
19/11 a 23/11
Data reserva.
40
26/11 a 30/11
Prova trimestral.
41
03/12 a 07/12
Revisão de conteúdo.
42
10/12 a 14/12
Prova final de recuperação trimestral.
43
17/12 a 21/12
Encerramento do Terceiro Trimestre e do Ano Letivo.



VII. Bibliografia Geral:

ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História. 8. ed. São Paulo: Ática, 1998.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina. A escrita da história (Ensino Médio) II. 1.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – volume único. São Paulo: Saraiva, 2005.

PEDRO, Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História sempre presente, volume II. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.

PELLEGRINI, Marcos César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. Coleção Novo Olhar – História (Ensino Médio) II. 1.ed. São Paulo: FTD, 2010.

VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; Ferreira, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil (Ensino Médio) II. São Paulo: Scipione, 2010.


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