Colégio Estadual 25 de Julho – Novo Hamburgo/RS
Disciplina: História – 2º Ano do Ensino Médio - 2012
Professor: Maximiliano Gräff
Plano de Ensino
I. Súmula: Estudo da história das sociedades modernas com ênfase
para a dinâmica do mundo europeu, suas revoluções e transformações políticas,
sociais e econômicas e sua influência determinante na sociedade global.
II. Objetivos:
Þ Facilitar a construção, por parte do educando, da
capacidade de pensar historicamente, sendo que esta operação engloba uma percepção
crítica e transformadora sobre os eventos e estudos históricos.
Þ Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre
diferentes momentos históricos, a fim de desenvolver a habilidade de
coordenação do tempo histórico.
Þ Contribuir para a compreensão dos processos da
História, através da análise comparada das semelhanças e diferenças entre
momentos históricos, de forma a perceber a dinâmica de mudanças e permanências.
Þ Propiciar o desenvolvimento do senso crítico do
educando, no sentido de que este seja capaz de formar uma opinião possível
sobre os eventos históricos estudados.
Þ Possibilitar a integração dos conteúdos cognitivos com
os aspectos afetivos e psicomotores do educando, valorizando as características
relacionais nas atividades de ensino-aprendizagem.
III. Conteúdos Programáticos:
Unidade 1 – As sociedades modernas
- A passagem do
feudalismo ao capitalismo;
- A formação das
monarquias nacionais;
- O renascimento
cultural;
- As reformas
religiosas do século XVI;
- A expansão comercial
e marítima europeia;
- América espanhola,
os povos pré-colombianos: Maias, astecas e incas;
- A chagada dos
espanhóis: Cortez e Pizarro;
- América portuguesa, os
povos pré-colombianos: os índios brasileiros;
- Brasil: a chegada
dos portugueses;
- Brasil: Os primeiros
tempos (1500-1530);
- Brasil: o início da
colonização (1530-1580);
- Brasil: o domínio
espanhol e as invasões estrangeiras (1580-1640);
- Brasil: a conquista
do território (1640-1700);
- A presença negra nas
Américas;
- O sistema da época
moderna: o mercantilismo;
- O sistema da época
moderna: a colonização europeia;
- O sistema da época
moderna: o Estado absolutista;
- O sistema da época
moderna: a cultura e a sociedade;
- O sistema da época
moderna: as relações internacionais nos séculos XVII e XVIII;
- A crise do Antigo
Regime: a Revolução Inglesa do século XVII;
- A crise do Antigo
Regime: a Revolução Industrial na Inglaterra;
- A crise do Antigo
Regime: o Iluminismo e o Despotismo Esclarecido;
- A crise do Antigo
Regime: a Independência dos Estados Unidos.
Unidade
2 – As sociedades contemporâneas
- A revolução
Francesa;
- Brasil: grandeza e
miséria do ouro (1700-1789);
- Brasil: a crise da
colonização (1789-1808).
IV. Avaliações:
A nota final trimestral será
resultado da soma das notas conquistadas ao longo do trimestre distribuídas da
seguinte forma: Prova trimestral, individual e sem consulta valendo 12 pontos;
Nota formativa (caderno, comportamento, pontualidade, assiduidade, etc.) 5
pontos; Trabalhos escritos, atividades em sala de aula, seminários,
apresentação de trabalhos etc. constituirão o restante da nota, perfazendo um
total de 13 pontos nos dois primeiros trimestres e 23 pontos no terceiro e
último trimestre.
V. Considerações adicionais:
O comportamento do aluno em sala
de aula é de fundamental importância para o bom andamento da disciplina e para
a boa convivência entre todos, portanto, estejam conscientes que, conversas
desnecessárias, saídas sem permissão da sala, manuseio de celulares, não
cumprimento das atividades propostas, ofensas aos colegas etc. são atitudes
sujeitas a perda de pontos na média final, a critério do professor.
VI. Cronograma:
1
|
27/02 a 02/03
|
Apresentação da disciplina;
Revisão de conteúdo do 1º Ano do Ensino Médio.
|
2
|
05/03 a 09/03
|
(Revisão 1º Ano) Idade
Média: Estrutura Política, Sociedade e Economia Medieval.
|
3
|
12/03 a 16/03
|
(Revisão 1º Ano) Idade
Média: Religião, Educação, Cultura e Arte. As Cruzadas.
|
4
|
19/03 a 23/03
|
(Revisão 1º Ano) Idade
Média: Guerras, Peste Negra e Revoltas Camponesas.
|
5
|
26/03 a 30/03
|
Mudanças na Europa
Medieval: Passagem do feudalismo para o capitalismo.
|
6
|
02/04 a 06/04
|
A formação das monarquias
(Estados) nacionais. Os casos de Portugal e Espanha.
|
7
|
09/04 a 13/04
|
As reformas religiosas do
século XVI; Lutero.
|
8
|
16/04 a 20/04
|
As reformas religiosas do
século XVI; calvinismo e anglicanismo.
|
9
|
23/04 a 27/04
|
O renascimento cultural.
|
10
|
30/04 a 04/05
|
A expansão comercial e
marítima europeia.
|
11
|
07/05 a 11/05
|
Prova trimestral – conteúdo
a ser definido previamente.
|
12
|
14/05 a 18/05
|
Revisão de conteúdo para a
prova de recuperação.
|
13
|
21/05 a 25/05
|
Prova de recuperação.
|
14
|
28/05 a 01/06
|
Encerramento do Primeiro
Trimestre.
|
15
|
04/06 a 08/06
|
América espanhola, os povos
pré-colombianos: Maias, astecas e incas.
|
16
|
11/06 a 15/06
|
A chagada dos espanhóis:
Cortez e Pizarro.
|
17
|
18/06 a 22/06
|
América portuguesa, os
povos pré-colombianos: os índios brasileiros.
|
18
|
25/06 a 29/06
|
Brasil: a chegada dos
portugueses; os primeiros tempos (1500-1530).
|
19
|
02/07 a 06/07
|
Brasil: o início da
colonização (1530-1580).
|
20
|
09/07 a 13/07
|
Brasil: o domínio espanhol
e as invasões estrangeiras (1580-1640).
|
21
|
16/07 a 20/07
|
Férias de inverno.
|
22
|
23/07 a 27/07
|
Férias de Inverno.
|
23
|
30/07 a 03/08
|
Brasil: a conquista do
território (1640-1700); o sistema escravagista.
|
24
|
06/08 a 10/08
|
Prova trimestral.
|
25
|
13/08 a 17/08
|
Revisão de conteúdo.
|
26
|
20/08 a 24/08
|
Prova de recuperação.
|
27
|
27/08 a 31/08
|
Encerramento do Segundo
Trimestre.
|
28
|
03/09 a 07/09
|
O sistema da época moderna:
absolutismo, colonização europeia e mercantilismo.
|
29
|
10/09 a 14/09
|
O sistema da época moderna:
as relações internacionais nos séculos XVII e XVIII.
|
30
|
17/09 a 21/09
|
A crise do Antigo Regime: a
Revolução Inglesa do século XVII.
|
31
|
24/09 a 28/09
|
A crise do Antigo Regime: a
Revolução Industrial na Inglaterra.
|
32
|
01/10 a 05/10
|
A crise do Antigo Regime: a
Revolução Industrial na Inglaterra.
|
33
|
08/10 a 12/10
|
A crise do Antigo Regime: o
Iluminismo e o Despotismo Esclarecido.
|
34
|
15/10 a 19/10
|
A crise do Antigo Regime: a
Independência dos Estados Unidos.
|
35
|
22/10 a 26/10
|
A revolução Francesa.
|
36
|
29/10 a 02/11
|
A revolução Francesa.
|
37
|
05/11 a 09/11
|
Brasil: grandeza e miséria
do ouro (1700-1789).
|
38
|
12/11 a 16/11
|
Brasil: a crise da
colonização (1789-1808).
|
39
|
19/11 a 23/11
|
Data reserva.
|
40
|
26/11 a 30/11
|
Prova trimestral.
|
41
|
03/12 a 07/12
|
Revisão de conteúdo.
|
42
|
10/12 a 14/12
|
Prova final de recuperação
trimestral.
|
43
|
17/12 a 21/12
|
Encerramento do Terceiro
Trimestre e do Ano Letivo.
|
VII. Bibliografia Geral:
ARRUDA,
José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda
a História. 8. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BRAICK,
Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História:
das cavernas ao terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
CAMPOS,
Flávio de; CLARO, Regina. A escrita da
história (Ensino Médio) II. 1.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010.
COTRIM,
Gilberto. História Global – Brasil e
Geral – volume único. São Paulo: Saraiva, 2005.
PEDRO,
Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História
sempre presente, volume II. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.
PELLEGRINI,
Marcos César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. Coleção Novo Olhar – História (Ensino Médio) II. 1.ed. São Paulo:
FTD, 2010.
VAINFAS,
Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; Ferreira, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História: das sociedades sem Estado às
monarquias absolutistas, volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010.
VICENTINO,
Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História
geral e do Brasil (Ensino Médio) II. São Paulo: Scipione, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário