Colégio Estadual 25 de Julho – Novo Hamburgo/RS
Disciplina: História – 3º Ano do Ensino Médio - 2012
Professor: Maximiliano Gräff
Plano de Ensino
I. Súmula: Estudo da história das sociedades contemporâneas, desde
a crise do Antigo Regime (pós Revolução Francesa) até os dias atuais,
analisando as profundas transformações sociais, políticas e econômicas pelas
quais tem passado a sociedade mundial. Apêndice para a história do Rio Grande
do Sul e sua dinâmica social.
II. Objetivos:
Þ Facilitar a construção, por parte do educando, da
capacidade de pensar historicamente, sendo que esta operação engloba uma
percepção crítica e transformadora sobre os eventos e estudos históricos.
Þ Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre
diferentes momentos históricos, a fim de desenvolver a habilidade de
coordenação do tempo histórico.
Þ Contribuir para a compreensão dos processos da
História, através da análise comparada das semelhanças e diferenças entre
momentos históricos, de forma a perceber a dinâmica de mudanças e permanências.
Þ Propiciar o desenvolvimento do senso crítico do
educando, no sentido de que este seja capaz de formar uma opinião possível
sobre os eventos históricos estudados.
Þ Possibilitar a integração dos conteúdos cognitivos com
os aspectos afetivos e psicomotores do educando, valorizando as características
relacionais nas atividades de ensino-aprendizagem.
III. Conteúdos Programáticos:
Unidade 1 – As sociedades contemporâneas
1.1 A crise do Antigo Regime: o processo de independência do Brasil;
1.2 O Brasil Monárquico: o Primeiro Reinado (1822-1831);
1.3 O Brasil Monárquico: o Período Regencial (1831-1840)
1.4 O Brasil Monárquico: o Segundo Reinado (1840-1889);
1.5 A crise do Antigo Regime: a independência das colônias americanas;
1.6 Movimentos sociais: as revoluções liberais e o socialismo;
1.7 Nacionalismos: unificação italiana e alemã;
1.8 Guerra de Secessão nos Estados Unidos;
1.9 Imperialismo: difusão e transformação do capital industrial;
1.10 Imperialismo: partilha da África e da Ásia;
1.11 A ciência e a cultura no século XIX;
1.12 O Brasil Republicano: organização do Novo Regime e república
do café-com-leite (1889-1919);
1.13 A Primeira Guerra Mundial;
1.14 Revolução Russa;
1.15 O período entreguerras;
1.16 O fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha;
1.17 Brasil: A Revolução de 1930 e o governo Vargas;
1.18 A Segunda Guerra Mundial;
1.19 Reconstrução da Europa, ONU e Guerra Fria;
1.20 Brasil: da Redemocratização às reformas de base;
1.21 Brasil e a ditadura militar;
1.22 Descolonização da Ásia e da África;
1.23 Capitalismo e Socialismo;
1.24 Ásia e África atual;
1.25 América Latina atual;
1.26 Brasil atual;
1.27 O Oriente Médio;
1.28 Os blocos econômicos.
Unidade 2 – História do Rio Grande do Sul
2.1 Intenções portuguesas no Prata;
2.2 O tropeirismo;
2.3 As três fronteiras;
2.4 Guerras Guaraníticas;
2.5 Ocupação e cidades;
2.6 As estâncias de gado e as charqueadas;
2.7 A Revolução Farroupilha;
2.8 A imigração européia: alemães, italianos e
poloneses;
2.9 A economia durante o período imperial;
2.10 A República e o positivismo;
2.11 Industrialização, economia e sociedade no século
XX.
2.12 O Rio Grande do Sul atual.
IV. Avaliações:
A nota final trimestral será
resultado da soma das notas conquistadas ao longo do trimestre distribuídas da
seguinte forma: Prova trimestral, individual e sem consulta valendo 12 pontos;
Nota formativa (caderno, comportamento, pontualidade, assiduidade, etc.) 5
pontos; Trabalhos escritos, atividades em sala de aula, seminários,
apresentação de trabalhos etc. constituirão o restante da nota, perfazendo um
total de 13 pontos nos dois primeiros trimestres e 23 pontos no terceiro e
último trimestre.
V. Considerações adicionais:
O comportamento do aluno em sala
de aula é de fundamental importância para o bom andamento da disciplina e para
a boa convivência entre todos, portanto, estejam conscientes que, conversas
desnecessárias, saídas sem permissão da sala, manuseio de celulares, não
cumprimento das atividades propostas, ofensas aos colegas etc. são atitudes sujeitas a perda de pontos na média final, a critério do professor.
VI. Cronograma:
1
|
27/02 a 02/03
|
Apresentação da disciplina;
Revisão de conteúdo do 2º Ano do Ensino Médio.
|
2
|
05/03 a 09/03
|
(Revisão 2º Ano) Revolução
Inglesa, Revolução Industrial e Revolução Francesa.
|
3
|
12/03 a 16/03
|
A crise do Antigo regime: o
Império Napoleônico e o processo de Independência do Brasil (1808-1822).
|
4
|
19/03 a 23/03
|
O Brasil Monárquico: o
Primeiro Reinado (1822-1831).
|
5
|
26/03 a 30/03
|
O Brasil Monárquico:
Período Regencial e Segundo reinado (1831-1889).
|
6
|
02/04 a 06/04
|
Rio Grande do Sul: disputas
na fronteira da América espanhola e portuguesa. As três fronteiras.
|
7
|
09/04 a 13/04
|
Rio Grande do Sul: O
tropeirismo, as estâncias de gado e as charqueadas.
|
8
|
16/04 a 20/04
|
Rio Grande do Sul:
ocupação, sociedade, primeiras cidades – um estudo de Saint-Hilaire.
|
9
|
23/04 a 27/04
|
Rio Grande do Sul:
Revolução Farroupilha.
|
10
|
30/04 a 04/05
|
Rio Grande do Sul: a
imigração europeia – o caso dos alemães e italianos.
|
11
|
07/05 a 11/05
|
Rio Grande do Sul: a
imigração europeia.
|
12
|
14/05 a 18/05
|
Prova trimestral.
|
13
|
21/05 a 25/05
|
Prova de recuperação.
|
14
|
28/05 a 01/06
|
Encerramento do Primeiro
Trimestre.
|
15
|
04/06 a 08/06
|
A crise do Antigo Regime: Independência
das colônias americanas.
|
16
|
11/06 a 15/06
|
Movimentos
sociais: As revoluções liberais e o socialismo.
|
17
|
18/06 a 22/06
|
Nacionalismos: unificação
italiana e alemã.
|
18
|
25/06 a 29/06
|
Guerra de Secessão nos
Estados Unidos.
|
19
|
02/07 a 06/07
|
Imperialismo: difusão e
transformação do capital industrial.
|
20
|
09/07 a 13/07
|
Imperialismo: partilha da
África e da Ásia.
|
21
|
16/07 a 20/07
|
Férias
de inverno.
|
22
|
23/07 a 27/07
|
Férias
de inverno.
|
23
|
30/07 a 03/08
|
Prova trimestral.
|
24
|
06/08 a 10/08
|
Revisão de conteúdo para
prova de recuperação.
|
25
|
13/08 a 17/08
|
Prova de Recuperação.
|
26
|
20/08 a 24/08
|
Data reserva.
|
27
|
27/08 a 31/08
|
Encerramento do Segundo
Trimestre.
|
28
|
03/09 a 07/09
|
O Brasil Republicano:
organização do Novo Regime.
|
29
|
10/09 a 14/09
|
O Brasil Republicano: a
república do café-com-leite.
|
30
|
17/09 a 21/09
|
A Primeira Guerra Mundial.
|
31
|
24/09 a 28/09
|
Revolução Russa.
|
32
|
01/10 a 05/10
|
O período entreguerras.
|
33
|
08/10 a 12/10
|
O fascismo na Itália e o Nazismo
na Alemanha.
|
34
|
15/10 a 19/10
|
O fascismo na Itália e o Nazismo
na Alemanha.
|
35
|
22/10 a 26/10
|
Brasil: A Revolução de 1930
e o governo Vargas
|
36
|
29/10 a 02/11
|
A Segunda Guerra Mundial.
|
37
|
05/11 a 09/11
|
A Segunda Guerra Mundial.
|
38
|
12/11 a 16/11
|
Guerra Fria: Capitalismo e
Socialismo.
|
39
|
19/11 a 23/11
|
O Mundo atual.
|
40
|
26/11 a 30/11
|
Prova trimestral.
|
41
|
03/12 a 07/12
|
Revisão de conteúdo.
|
42
|
10/12 a 14/12
|
Prova de recuperação.
|
43
|
17/12 a 21/12
|
Encerramento do Terceiro
Trimestre e do Ano Letivo.
|
VII. Bibliografia Geral:
ARRUDA,
José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda
a História. 8. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BRAICK,
Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História:
das cavernas ao terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
CAMPOS,
Flávio de; CLARO, Regina. A escrita da
história (Ensino Médio) III. 1.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010.
COTRIM,
Gilberto. História Global – Brasil e
Geral – volume único. São Paulo: Saraiva, 2005.
PEDRO,
Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História
sempre presente, volume III. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.
PELLEGRINI,
Marcos César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. Coleção Novo Olhar – História (Ensino Médio) III. 1.ed. São Paulo:
FTD, 2010.
VAINFAS,
Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; Ferreira, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História: das sociedades sem Estado às
monarquias absolutistas, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
VICENTINO,
Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História
geral e do Brasil (Ensino Médio) III. São Paulo: Scipione, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário