quinta-feira, 29 de março de 2012

Programa de História - 3º Ano/2012


Colégio Estadual 25 de Julho – Novo Hamburgo/RS
Disciplina: História – 3º Ano do Ensino Médio - 2012
Professor: Maximiliano Gräff

Plano de Ensino

I. Súmula: Estudo da história das sociedades contemporâneas, desde a crise do Antigo Regime (pós Revolução Francesa) até os dias atuais, analisando as profundas transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais tem passado a sociedade mundial. Apêndice para a história do Rio Grande do Sul e sua dinâmica social.

II. Objetivos:
Þ   Facilitar a construção, por parte do educando, da capacidade de pensar historicamente, sendo que esta operação engloba uma percepção crítica e transformadora sobre os eventos e estudos históricos.
Þ   Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre diferentes momentos históricos, a fim de desenvolver a habilidade de coordenação do tempo histórico.
Þ   Contribuir para a compreensão dos processos da História, através da análise comparada das semelhanças e diferenças entre momentos históricos, de forma a perceber a dinâmica de mudanças e permanências.
Þ   Propiciar o desenvolvimento do senso crítico do educando, no sentido de que este seja capaz de formar uma opinião possível sobre os eventos históricos estudados.
Þ   Possibilitar a integração dos conteúdos cognitivos com os aspectos afetivos e psicomotores do educando, valorizando as características relacionais nas atividades de ensino-aprendizagem.



III. Conteúdos Programáticos:
Unidade 1 – As sociedades contemporâneas
1.1   A crise do Antigo Regime: o processo de independência do Brasil;
1.2   O Brasil Monárquico: o Primeiro Reinado (1822-1831);
1.3   O Brasil Monárquico: o Período Regencial (1831-1840)
1.4   O Brasil Monárquico: o Segundo Reinado (1840-1889);
1.5   A crise do Antigo Regime: a independência das colônias americanas;
1.6   Movimentos sociais: as revoluções liberais e o socialismo;
1.7   Nacionalismos: unificação italiana e alemã;
1.8 Guerra de Secessão nos Estados Unidos;
1.9 Imperialismo: difusão e transformação do capital     industrial;
1.10 Imperialismo: partilha da África e da Ásia;
1.11 A ciência e a cultura no século XIX;
1.12 O Brasil Republicano: organização do Novo Regime e república do café-com-leite (1889-1919);
1.13 A Primeira Guerra Mundial;
1.14 Revolução Russa;
1.15 O período entreguerras;
1.16 O fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha;
1.17 Brasil: A Revolução de 1930 e o governo Vargas;
1.18 A Segunda Guerra Mundial;
1.19 Reconstrução da Europa, ONU e Guerra Fria;
1.20 Brasil: da Redemocratização às reformas de base;
1.21 Brasil e a ditadura militar;
1.22 Descolonização da Ásia e da África;
1.23 Capitalismo e Socialismo;
1.24 Ásia e África atual;
1.25 América Latina atual;
1.26 Brasil atual;
1.27 O Oriente Médio;
1.28 Os blocos econômicos.

Unidade 2 – História do Rio Grande do Sul
2.1 Intenções portuguesas no Prata;
2.2 O tropeirismo;
2.3 As três fronteiras;
2.4 Guerras Guaraníticas;
2.5 Ocupação e cidades;
2.6 As estâncias de gado e as charqueadas;
2.7 A Revolução Farroupilha;
2.8 A imigração européia: alemães, italianos e poloneses;
2.9 A economia durante o período imperial;
2.10 A República e o positivismo;
2.11 Industrialização, economia e sociedade no século XX.
2.12 O Rio Grande do Sul atual.


IV. Avaliações:
                A nota final trimestral será resultado da soma das notas conquistadas ao longo do trimestre distribuídas da seguinte forma: Prova trimestral, individual e sem consulta valendo 12 pontos; Nota formativa (caderno, comportamento, pontualidade, assiduidade, etc.) 5 pontos; Trabalhos escritos, atividades em sala de aula, seminários, apresentação de trabalhos etc. constituirão o restante da nota, perfazendo um total de 13 pontos nos dois primeiros trimestres e 23 pontos no terceiro e último trimestre.

V. Considerações adicionais:
                O comportamento do aluno em sala de aula é de fundamental importância para o bom andamento da disciplina e para a boa convivência entre todos, portanto, estejam conscientes que, conversas desnecessárias, saídas sem permissão da sala, manuseio de celulares, não cumprimento das atividades propostas, ofensas aos colegas etc. são atitudes sujeitas a perda de pontos na média final, a critério do professor.

VI. Cronograma:

1
27/02 a 02/03
Apresentação da disciplina; Revisão de conteúdo do 2º Ano do Ensino Médio.
2
05/03 a 09/03
(Revisão 2º Ano) Revolução Inglesa, Revolução Industrial e Revolução Francesa.
3
12/03 a 16/03
A crise do Antigo regime: o Império Napoleônico e o processo de Independência do Brasil (1808-1822).
4
19/03 a 23/03
O Brasil Monárquico: o Primeiro Reinado (1822-1831).
5
26/03 a 30/03
O Brasil Monárquico: Período Regencial e Segundo reinado (1831-1889).
6
02/04 a 06/04
Rio Grande do Sul: disputas na fronteira da América espanhola e portuguesa. As três fronteiras.
7
09/04 a 13/04
Rio Grande do Sul: O tropeirismo, as estâncias de gado e as charqueadas.
8
16/04 a 20/04
Rio Grande do Sul: ocupação, sociedade, primeiras cidades – um estudo de Saint-Hilaire.
9
23/04 a 27/04
Rio Grande do Sul: Revolução Farroupilha.
10
30/04 a 04/05
Rio Grande do Sul: a imigração europeia – o caso dos alemães e italianos.
11
07/05 a 11/05
Rio Grande do Sul: a imigração europeia.
12
14/05 a 18/05
Prova trimestral.
13
21/05 a 25/05
Prova de recuperação.
14
28/05 a 01/06
Encerramento do Primeiro Trimestre.
15
04/06 a 08/06
A crise do Antigo Regime: Independência das colônias americanas.
16
11/06 a 15/06
Movimentos sociais: As revoluções liberais e o socialismo.
17
18/06 a 22/06
Nacionalismos: unificação italiana e alemã.
18
25/06 a 29/06
Guerra de Secessão nos Estados Unidos.
19
02/07 a 06/07
Imperialismo: difusão e transformação do capital industrial.
20
09/07 a 13/07
Imperialismo: partilha da África e da Ásia.
21
16/07 a 20/07
Férias de inverno.
22
23/07 a 27/07
Férias de inverno.
23
30/07 a 03/08
Prova trimestral.
24
06/08 a 10/08
Revisão de conteúdo para prova de recuperação.
25
13/08 a 17/08
Prova de Recuperação.
26
20/08 a 24/08
Data reserva.
27
27/08 a 31/08
Encerramento do Segundo Trimestre.
28
03/09 a 07/09
O Brasil Republicano: organização do Novo Regime.
29
10/09 a 14/09
O Brasil Republicano: a república do café-com-leite.
30
17/09 a 21/09
A Primeira Guerra Mundial.
31
24/09 a 28/09
Revolução Russa.
32
01/10 a 05/10
O período entreguerras.
33
08/10 a 12/10
O fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha.
34
15/10 a 19/10
O fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha.
35
22/10 a 26/10
Brasil: A Revolução de 1930 e o governo Vargas
36
29/10 a 02/11
A Segunda Guerra Mundial.
37
05/11 a 09/11
A Segunda Guerra Mundial.
38
12/11 a 16/11
Guerra Fria: Capitalismo e Socialismo.
39
19/11 a 23/11
O Mundo atual.
40
26/11 a 30/11
Prova trimestral.
41
03/12 a 07/12
Revisão de conteúdo.
42
10/12 a 14/12
Prova de recuperação.
43
17/12 a 21/12
Encerramento do Terceiro Trimestre e do Ano Letivo.


VII. Bibliografia Geral:

ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História. 8. ed. São Paulo: Ática, 1998.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina. A escrita da história (Ensino Médio) III. 1.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – volume único. São Paulo: Saraiva, 2005.

PEDRO, Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História sempre presente, volume III. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.

PELLEGRINI, Marcos César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. Coleção Novo Olhar – História (Ensino Médio) III. 1.ed. São Paulo: FTD, 2010.

VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; Ferreira, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil (Ensino Médio) III. São Paulo: Scipione, 2010.

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