sexta-feira, 6 de abril de 2012

Museu Comunitário Casa Schmitt - Novo Hamburgo, 85 anos.

       Ainda sobre os 85 anos de emancipação do município de Novo Hamburgo, fica a dica para visitações à Casa Schmitt, localizada em Hamburgo Velho e com um belo entorno histórico, infelizmente, pouco explorado turisticamente pela cidade. A casa é do início da colonização alemã da região. Segue abaixo algumas imagens e informações sobre o museu, retiradas do site da entidade.

A CASA
             A casa de Johann Peter Schmitt foi construída na primeira metade do século XIX. Constitui-se num dos mais antigos exemplares no Rio Grande do Sul, de arquitetura enxaimel, característica das áreas de imigração germânica. Neste sistema construtivo, as paredes são formados por um tramado de madeira onde as peças horizontais, verticais e inclinadas são encaixadas entre si e os vãos, posteriormente, são preenchidos com taipa, adobe, pedra ou tijolo. Esta casa é notável por ser uma das únicas construções em enxaimel, no Estado, onde há remanescentes de taipa nas vedações das paredes externas. Internamente, a maior parte das paredes, também ,foi assim construída. As peças estruturais são em madeira falquejada, demonstrando sua antiguidade.

             Em 1923, com o rebaixamento da rua, aos alicerces originais foram acrescentadas grossas paredes de pedra e tijolo. A construção ganhou assim mais um pavimento. As várias ocupações, ao longo dos anos, submeteram a casa a modificações, dificultando a identificação precisa de funções e aspectos físicos originais.
             Os anexos de uma cozinha e o forno do padeiro Reiss, nos fundos, haviam sido demolidos em 1975, antes da intervenção de Scheffel.



casa schmitt-hamburgo-velho

Casa Schmitt-Presser

museu-casa-schmitt

casa-schmitt-fundação-scheffel

fundação-scheffel-lateral

Nenhum comentário:

Postar um comentário